O termo Probiótico deriva do grego e significa “pró-vida”, sendo o  antônimo de antibiótico, que significa “contra a vida”. Probiótico foi  definido inicialmente como: organismos vivos que, quando ingeridos,  exercem efeito benéfico no balanço da flora bacteriana intestinal da  pessoa que os consumiu. Passado um tempo, o termo foi ampliado  para: organismos vivos que, quando ingeridos em determinado número  (concentração), exercem efeitos benéficos para a saúde por sua ação no  trato intestinal.

A definição mais atual de Probiótico é: suplemento alimentar, rico em micro-organismos vivos, que afeta de forma benéfica seu consumidor, através da melhora do balanço microbiano intestinal. Portanto, os alimentos Probióticos são aqueles ricos em bactérias que produzem efeitos benéficos na flora intestinal, normalmente indicadas para prevenir e tratar doenças.

Abaixo, relação das espécies de Probióticos que você encontra na farmácia Las Casas e que são usadas na faixa de 2 a 5 bilhões/dia:

Lactobacillus acidophillus:

Funções:

———————————

Bifidobacterium Lactis:

Funções: Imunidade, diarreia e constipação intestinal e aumenta imunidade em idosos. Dor crônica e inflamação do cólon; pacientes celíacos.

———————————

Lactobacillus bifidum:

Funções: Rinite, intolerância à lactose, redução do colesterol, restaura flora intestinal após uso de antibióticos, auxilia na digestão e sistema imunológico.

——————————–

Lactobacillus bulgaricus:

Funções: Possui atividades antimicrobiana, imunomoduladora, anticarcinogênica, antidiarréica, antialérgica e antioxidante.

———————————

Lactobacillus gasseri:

Funções:

Redução do peso corporal, redução da gordura subcutânea e abdominal, redução da glicose e intolerância à lactose.

———————————

Lactobacillus lactis:

Funções:

Doença inflamatória intestinal, constipação intestinal, antimicrobiano, alergias alimentares.

———————————–

Lactobacillus paracasei:

Funções:Redução do peso corporal, alergias alimentares, intolerância à lactose, diverticulite, melhora da biodisponibilidade de nutrientes, dermatite seborreica (caspa).

———————————-

Lactobacillus plantarum:

Funções: Redução do peso corporal, estresse e depressão, asma, rinite, psoríase, inflamação, redução dos sintomas de náuseas e vômitos, dermatite atópica.

———————————–

Lactobacillus reuteri:

Funções: Redução do peso corporal, erradicação da H.pylori em crianças e adultos, gastrite e úlcera estomacal, asma, imunidade, pré-natal e gestação, candidíase vulvovaginal e acne.

————————————

Lactobacillus rhamnosus:

Funções: Redução do peso corporal, melasma, cuidados da pele, asma, alergias alimentares, rinite, candidíase vulvovaginal.

———————————-

Lactobacillus streptococus:

Funções: Imunidade, alergias alimentares, rinite, diminui a incidência de secreção antibacteriana e inflamações no corpo.

———————————

Lactobacillus longum:

Funções: Estresse e depressão, imunidade, alergias alimentares, câncer de intestino, inflamação da colite, doença de Crohn e fortalece os ossos, ajudando na absorção do cálcio pelo organismo.